Pergunta #852
Bom dia Dignissimo Mestre
Sobre a vaquinha acabou nao dando certo. mas é bom pra apreender a nao fazer novamente. Ontem fui na casa dos meus avos, e conversando com eles, eu disse algo que eles nao gostaram e os dois juntos bateram com os dedos na madeira e disseram: “Isola”. De onde vem esse costume? e aproveitando, meus avos sao gauchos, e principalmente meu avô, fala muito, ” Bah Tchê”. Gostaria de saber alguma curiosidade sobre isso. As perguntas estão cada vez mais interessante e sempre que posso dou uma olhadinha. Parabéns. Um abraço.
Resposta:
Daniel:
Bom dia, digníssimo e fiel discípulo.
Às vezes a gente tem que pagar para aprender que, para comprar uma vaca, tem que ser com pessoas de confiança.
Falando nisso, você está confiando demais em mim; você me pede a origem até de costumes, quando me proponho, mal e mal, a descobrir a origem de palavras.
Mas desta vez a sorte está do seu lado (jogue na loteria; ganhando, 10% são meus, pela idéia) e vou poder lhe contar que o “isolar”, tocando na madeira vem dos Celtas.
Eles cultuavam a árvore, por acreditar que ela era a representação dos deuses na terra. Daí se formou a idéia de que tocar madeira aprisiona os espíritos maus e os faz cair vencidos.
Para um gaúcho, o “Tchê” é inseparável. Seu uso é como vocativo da segunda pessoa do singular, pois só a ela se refere. Não se pode usar “Tchês” para um grupo de pessoas. Ou seja, usa-se para chamar a atenção de outra pessoa.
A origem não está bem definida, mas não parece ser americana e sim espanhola, onde havia um vocábulo semelhante em forma e função na região de Valência.
Meus leitores são ótimos, portanto as perguntas também.
Mas, Tchê, não te esqueças de explorar o resto do site!