Pergunta #857
Boa Tarde Querido Mestre
A primeira vez que entrei no site, ja li tudo que tinha direito. E é claro que tem que ter a confiança no mestre, pois voçê sabe( ou deveria, eheh) conhecer de tudo. Gosto de saber da origem e de alguma curiosidade, por isso sempre pergunto sobre a curiosidade de tal coisa.
A minha pergunta de hoje, é sobre a expressão, “bode espiatório” e aproveitando, gostaria de saber também sobre o termo “laranja” para designar alguem que é dono no papel mas na verdade nao manda em nada.
Um Abraço e até a proxima.
Resposta:
Daniel:
Não me coloque na obrigação de conhecer tudo, que é muito peso para meus pobres ombros humanos!
Tanto é assim que vou começar confessando a minha ignorância: não consegui descobrir de onde vem o hábito de chamar de “laranja” a pessoa que faz o papel de testa-de-ferro. Manterei as pesquisas.
Quanto ao pobre bode expiatório (om “X”!), é o seguinte: os antigos Hebreus, no Yom Kippur, entre vários sacrifícios, sorteavam um bode para ser o que iria receber todos os pecados da comunidade, para ser depois largado no deserto para que os males se afastassem.
O Hebreu AZAZEL, “bode que parte”, foi mal traduzido para o Latim como CAPER EMISSARIUS, “bode que leva”. Atualmente, “bode expiatório” (“expiar” vem do Latim EXPIARE, “purificar, limpar através de um sacrifício”) é usado para classificar uma pessoa que é punida pelos erros alheios.