Pergunta #8602

Claro que não, ana.maria!!! Não fiquei bravo com as brincadeiras não… Só precisei de uns 2 meses pra recuperar o meu estado normal, mas já estou de volta para novas aventuras etimológicas (bem que esse poderia ser o bordão utilizado para divulgar o site, hein?)!

Para provar que estou 100% recuperado, gostaria de perguntar duas coisas ao professor (não sei se ele vai gostar):

1) Por acaso vocês também explicam por aqui, além da origem das palavras, a origem de certas expressões? Tipo “colocar as barbas de molho” ou “casa da mãe Joana”? Estou há décadas freqüentando este distinto local e só agora me surgiu essa dúvida…

2) Além da origem das palavras (e, talvez, de certas expressões), vocês também explicam a origem de certas datas, como o dia dos namorados? Não sei qual foi o processo mental que me levou a relacionar esse consultório etimológico com a explicação de datas comemorativas, mas acho que considero-os uma espécie de oráculo moderno, capazes de responder a qualquer indagação.

No mais, é bom estar de volta. Calmo como sempre.

Resposta:

1) Nosso material se liga mesmo é às origens de palavras. Também nos interessamos muito pela origem das expressões, mas as fontes são escassas.
Daí que não excursionamos com grande firmeza nesta área.
Ocorre que muitas delas, quando já estão fixadas num idioma o suficiente para valerem a pena ser pesquisadas, já estão com a origem obliterada. Uma palavra, por outro lado, tem mais possibilidades de ser pesquisada e até sofrer um processo de dedução.

Em todo caso, é certo que a primeira expressão que v. cita vem do ditado espanhol “quando as barbas de teu vizinho estão ardendo, coloca as tuas molho”.
E a segunda vem de Joana, rainha de Nápoles, que estava desterrada em Avignon em 1347 e houve por bem regulamentar os prostíbulos locais, que por isso foram inicialmente “paços (palácios) da Mãe Joana”.
A partir daí, a expressão ganhou o significado de “lugar de libertinagem, de relaxamento das leis”.

2) Alguma coisa sai nesta área. Por exemplo, esta data foi criada em nosso país por um publicitário esperto, em 1950, para ser um equivalente ao VALENTINE′S DAY inglês e americano.
Por que não é comemorada em fevereiro, como a outra? Porque nessa época já há o carnaval para faturar. Junho foi escolhido porque era uma época em que não havia muito em que as pessoas se sentissem obrigadas a gastar.

Apareça mais seguido, sentimos falta de seu bom humor.

Origem Da Palavra