Pergunta #8723

Olá grande professor, como vão as coisas? Desculpa pelo desaparecimento, a reunião do NEPE foi um sucesso, e sua carta foi lida com muita apreciação, muito obrigado, terei o prazer de logo logo lhe enviar algumas fotinhas, pois o rapaz das fotos na UVA não me entregou, e nesse final de semana aproveitei para viajar, mas logo lhe digo, não deu pra arranjar a máscara de traça, aliás quem leu sua carta foi outro professor, foi muito legal, lhe enviaremos também nosso estatuto interno do núcleo.

Mas vamos a perguntinha, teacher, qual a verdadeira origem da palavra MARIA, alguns dizem ser “a soberana, rainha”, mas desconfio que seja falsa devido as pessoas relacionarem o nome com o personagem histórico, pois já vi em algumas fontes, vir di MIRIÃ, e que provavelmente signifique “rebelde”, sei que do Hebraico.

Abraços!

Resposta:

Todos aqui eatamos curiosos por saber como foram as coisas.
Preciso das fotos para poder enviar a Bênção Especial da Traça para cada um.

É muito comum as pessoas acharem que um nome começou com determinado personagem.
Neste caso, tratava-se de nome comum (“Jesus” também era), já usado pela irmã de Moisés.
É o Hebraico MIRIAM, cujas consoantes, as únicas que são escritas, são M-R-Y-M. Na Septuaginta, a Bíblia escrita em Grego, ela foi transcrita por MARIÁM, e daí passou para a Vulgata, a transcrição latina, como MARIA, pois S. Jerônimo, o tradutor, acreditou que a terminação -AM fosse desinência do acusativo.
E MIRIAM viria de uma palavra egípcia que queria dizer “amada de Amon”.

Origem Da Palavra