Pergunta #903

Boa tarde, prof.!
Quanto ao meu “chefe” ele não é mal, é pouco observador… não percebeu as descobertas que tenho feito aqui… como estou ficando “inteligente”!!!
Roga a praga nele sim, pois quanto mais “enfermos” tivermos, melhor!
Quanto à origem de lacônica, eu não me perguntei, pois iria fazê-lo ao senhor…rs… Sei apenas o seu significado. Gostaria dessa dose.
Peço também sua ajuda para: “dedicar”, “ronda”, “cláudio”, “teresa”, “lucinéia”. Grata.

Resposta:

Delicadeza:
Se seu chefe começar a revirar os olhos e ter convulsões, não estranhe. Se a coisa não parar em duas horas, tente espargir um pouco de água benta nele.

Eh, eh, ela me conhece… “Lacônico” vem de LAKONIA, a região ao redor de Esparta. Os habitantes de lá eram econômicos com as palavras.
Saber usá-las é sinal de sabedoria; saber NÃO as usar também.

“Dedicar”: do Latim DEDICARE, “consagrar, afirmar, proclamar”, de DE-, “fora”, mais DICARE, “proclamar”, da raiz de DICERE, “dizer”.

“Ronda”: do Árabe RABITA, “guerreiros a cavalo”.

“Cláudio”: era uma importante “gens” romana. A palavra vinha de CLAUDUS, “coxo, manco, o que claudica”. Provavelmente um dos iniciadores deste grupo de famílias apresentava essa característica.

“Teresa”: eis um nome que, por séculos, se usou apenas na Espanha, espalhando-se devido à fama de S. Teresa de Ávila.
Há diversas hipoóteses sobre a origem; a que parece se fundamentar melhor é a de que seja referente a THERASÍA, nome de duas ilhas do Mediterrâneo.

“Lucinéia”: é um de vários nomes derivados de “Lúcio/Lúcia” (olhaí, Lúcia!!), que vinha de LUX, “luz”. Era originalmente usado para os que nasciam com a primeira luz da manhã.

Origem Da Palavra