Pergunta #9284

Oi!
Como estás?!

′Tava navegando na net e vi as últimas dúvidas esclarescidas pelo senhor. Bem… posso presumir que CLANDESTINO literalmente significa “destino secreto ou em segredo”? E CLAM tem alguma ligação com o CLÃ? E e CELARE é origem de CELA, tipo aquelas de prisão? Pois quando se comete um crime “escondemos” o criminoso da sociedade, não é? E HOMERO escritor de ÍLIADA e ODISSÉIA, é verdade que o nome dele siginifica, na verdade,”homem cego”?

Desculpa esse monte de perguntas…

Abraços, Have a Nice Day 🙂

Resposta:

Tudo legal.
Mas, antes de mais nada, a gente não esclaresce por aqui, apenas esclarece.

“Clandestino” quer dizer “escondido, secreto”, como dissemos antes, ou não diríamos o que dissemos. Nada a ver com destino.

“Clã” vem do Gaélico CLANN, “família, descendentes, raça”, do antigo Irlandês CLAND, “descendentes, tribo”, que veio do Latim PLANTA, “broto, enxerto, botão”.

“Cela” vem, sim, de CELARE. Aqui seu faro funcionou.

A origem do nome de Homero não é conhecida com certeza. Existe a hipótese que v. citou, mas há quem diga que vem de HOMÉREUMA, “refém”.

Origem Da Palavra