Pergunta #932
Para a Patrícia: até pensei em participar do concurso, mas sinceramente estou indignada com o prêmio: almoçar com o Dr. Alaúzo, que todos nós sabemos que é uma traça gigante e só come papel amarelado, de antigos alfarrábios!! ora! ora!
E para não perder a oportunidade gastronômica, pergunto ao Mestre: qual a origem da palavra [canapé] – aqueles saborosos sanduichinhos que nós, humanos, muito apreciamos ?
Resposta:
Lúcia:
Você me ofende. Quem almoçar comigo vai comer muito bem, eis que meus talentos na cozinha são universalmente conhecidos por 4 ou 5 pessoas. Claro que eu comeria meu mingauzinho de papel ou até um livrinho pequeno, mas os outros pratos seriam supimpas.
Por estranho que pareça, “canapé” vem de… mosquito. Em Grego, este inseto atendia pelo nome de KONOPS. A tela de proteção contra ele se chamava KONOPÉION, CANAPEUM em Latim.
Como ela era colocada sobre o leito, o seu nome passou para este e depois para certos móveis estofados e mais tarde, por uma estranha comparação, para esses sanduichinhos, por terem um formato que lembra os móveis.
Viu só? Traça, mosquito… Hoje o dia é dos hexápodos!