Pergunta #9572
This is not fair!
Eu aviso ao filho do Mocorongo para não escrever em internetês, faço-lhe o favor, para o bem e a boa ordem deste site do qual sou dedicada Diaconisa. Depois levo brinca? Deviam me dar “parabéns, Aninha, internetês aqui nãããão”!
Please: a palavra rubrica vem de onde? Palavras sempre me dão imagens, vêm juntas, e esta (talvez pelo RUBRO) me parece aquele LACRE vermelho das cartas sérias, lacradas em rubro. Talvez das mensagens mandadas ao Reino LONGE, MAIS DO QUE LONGE (do Shreck), ou de cartas secretas enviadas para rainhas, espiões e diaconisas. Será, ou é imaginação demais? Domingo me parece goiabada ou um vestido de bolinhas vermalhas, mingau me parece algo escorregando, e BROTOEJA me faz ver os botões aparecendo na pele. Brotoeja tem a ver com o que brota na pele, mesmo? Acho que sim, mas como deliro um pouco vez ou outra…
Bom domingo!
Resposta:
Me-ni-na! Quieta, você está pensando que isto aqui é uma democracia ou o quê?
“Rubrica” é do Latim rubrica, “tinta vermelha”, de RUBRUM, “vermelho”, usada para dar destaque a certas partes de um escrito oficial.
Você farejou bem, inclusive o brotar da brotoeja.
E o que você descreve se chama “sinergia”, que é a capacidade de perceber certas coisas em parte através de outros sentidos, dando uma sensação diferente.