Pergunta #9641
Mais um ano e continuo firme e forte na freqüência ao consultório! E não só ao consultório! Li algumas histórias fantásticas do X-8 e duas “Conversas com meu avô” que classifico entre os mais interessantes textos que já li na Internet. Refiro-me aos dois textos explicando os sobrenomes e classificando-os em quatro grandes grupos: patronímicos, toponímicos, de ocupação e derivados de apelidos. Após lê-los fiz uma busca própria em outros sites, mas gostaria de consultá-los sobre os seguintes sobrenomes:
1) Merelin
2) Verdolin
3) Pecotche
4) Sizenando
5) Resende e Rezende (por que a diferença na escrita?)
6) González
7) França e Franca (algum dos dois é fruto de escrita errada do outro?)
Se não for pedir demais, seria possível classificá-los também dentro dos quatro grupos de sobrenome existentes (se o sobrenome se enquadrar, naturalmente…).
Grande abraço!
Resposta:
Está na hora de valorizarem as outras seções, antes que meus colegas emburrem e não as queiram fazer mais. Há coisa muito interessante e divertida por ali.
Conte a quais histórias do X-8 você se refere. Já leu aquela sobre a Ética?
Parece que a dupla que dança sobre a mesa da professora se combinou para fazer perguntas de nomes, não? Que gracinhas.
1) Difícil. Possivelmente relativo à cidade de Merella, Itália.
2) Ou derivado do Latim VIRIDIS, “verde” ou do nome lombardo VERT, do Germânico BERT, “brilhante, ilustre”. Há muitos derivados, como VERDELLI, VERDOLINO, VERDUCCI.
3) Basco, “casa de baixo”.
4) Do Germânico SIGIBOD, do Gótico SIGIS, “vitória”, + BOD, “chefe, comandante”.
5) “Rezende” é a forma espanhola; o nome começou em Portugal, lá por 1030, quando D. Rosendo Hermigiz ganhou terras do rei por tê-las conquistado aos mouros. O lugar foi nomeado a partir dele.
6) Espanhol, “filho de Gonzalo”, do Visigodo GUNDISALVUS, de GUNTHIS, “luta”, +, possivelmente o Latim ALBUS, “branco, claro”.
7) O nome do país deriva do nome da tribo dos Francos (“livre”), povo germânico que invadiu a futura França.
Claro que é pedir demais, seu preguiçoso! Tia Odete manda dizer que você faça essas deduções e entregue até amanhã aqui para ela corrigir. E acrescenta que não é porque estão de férias que vão poder mandriar.