“Ressaltar” não vem de “cervo” não, né? Aqueles bichos, lá, que vivem salteando

Palavras: ressaltar

Se vocês continuarem a me elogiar assim, vão ter que mudar a etimologia de “Alberto” para: formado pelas palavras “pimentão” e “maduro”, em função da face fortemente corada.

Povo meu, não sei se é muita inconveniência fazer perguntas numa noite de sábado, mas eu tenho que matar o que tá me matando: a dúvida sobre a etimologia de “ressaltar”. Essa palavra é particularmente excruciante, porque, a única relação que minha mente oferece é a palavra “saltar”, daí, meu primeiro impulso cognitivo é formar um signo que carrega um significado similar ao de “prescindir”, pois, se estamos “saltando” algo, estamos deixando-o de lado, certo? Mas não. Ressaltar é, a bem dizer, um antônimo, visto que, se algo foi revisitado, levado em consideração, de modo algum foi prescindido. Claro, a Etimologia não estuda o significado das palavras, mas, mesmo assim, ajudam na compreensão delas (e bastante, inclusive). Caso Vossas Senhorias detectem algum erro, não sintam-se culpados ao me corrigir, rogo.

Ah, já que vocês leram esse textão chato, não custa ler mais um pedacinho, no qual está registrado minha estima por vocês.

Resposta:

Pois nossa estima é mútua. Gostamos da comparação hortigranjeira.

Ressaltar, “colocar em evidência, fazer relevo, tornar notável”, foi feito a partir do Latim RE-, intensificativo, mais SALIRE, “pular, saltar, elevar-se”.

Você é muito imaginativo; faz bem em se assessorar conosco.

Origem Da Palavra