só pra saber…
ALFABETO como o conjunto de letras me parece estranhos. Será que em escrita russa aparece o ALFA no início e o BETA no final? Ou com caracteres diferentes, como aqueles baldes de cabeça para baixo, cobras muito torcidas e armas lá da escrita deles, nem passa perto algo do Latim ? Parece que quase todos os idiomas vem do Grego e do Latim. Claro, sei que muitos escribas nem tinham os sinais que existem há séculos. Litogramas que se pudesse entender hoje são muuuito antigos. E aí?
Pra saideira: SANTIAGO é um SANTO chamado IAGO por acaso (sem acaso)? Iago seria bem oriental, pois não? Engraçado isso: quando se diz “pois não” é ceder. E “pois, sim!” é negar. Cada uma…
Resposta:
Por sua vez, o Grego e o Latim vêm de outros idiomas… As referências a eles predominam porque nossos documentos escritos se baseiam muito nesses idiomas.
Gostamos de suas definições de letras cirílicas.
“Diego”, “Tiago”, “Diogo”, “Jacó”, “Iago”, “Giacomo”, “Jaime” todos são derivados do Hebraico YA’AQOB, “o que suplanta”.
As primeiras três formas, na realidade, se devem a um erro de interpretação. Na península Ibérica, as pessoas ouviam falar em Santo Iago (“Sant’Iago”), muito reverenciado por lá, e entendiam que o nome era “San Tiago”, o que fez surgir os citados nomes.