Sugestão.

Olá, tudo bem?

Antes de expor minha dúvida, desejo expressar minha felicidade por você manter este site ativo. O conteúdo é muito enriquecedor, na minha opinião; é o mais simples (sem perder a exatidão e profundidade) dos que já vi.

Na verdade, vim pedir uma sugestão sua. Qual o caminho você indica que uma pessoa (eu) trilhe, já que ela tem o desejo de escrever melhor, entender mais a Língua Portuguesa, sendo que já concluiu o ensino médio (faculdade também, mas em uma área totalmente distinta da Língua Portuguesa)? Existe algum curso online, livros, canal no YouTube, dicionários?

Ah… para não dizer que não (falei das flores) não fiz uma pergunta; qual o curso de formação de uma pessoa que é Etimologista? Qual a diferença entre um Etimólogo e Filólogo?

Desde já agradeço, abraço;
Abraão Modesto.

Resposta:

Amigo Abraão, gratos por suas encorajadoras palavras.

Para lidar o melhor possível com uma língua há só uma receita: ler, ler muito, ler sempre. Mesmo que se trate de textos estrangeiros, se bem traduzidos. Não é algo que se obtenha rapidamente num curso.

Em nosso país não sabemos de nenhum curso que forme etimologistas, estes são seres estranhos pertencentes a uma fauna rara.

Um etimologista é uma pessoa que lida com as origens das palavras. Um filologista lida com a história de um idioma através de documentos.

Origem Da Palavra