Um dia a mais…
Existe uma palavra que para mim não há muita lógica: BISSEXTO. Ora, o ano que chamamos como tal, se repete de 4 em 4 anos, não 2 ou 6 como o étimo sugere (pelo menos para mim). Fico com receio de falar baboseira, mas sabe aquela dúvida cruel que vêm de palavras que parecem nos enganar? Ela está me corroendo…
Resposta:
Essa palavrinha está neste momento rindo de você, escondida em algum canto. Ao mesmo tempo a respeita, porque em geral as pessoas não pensam na esquisitice dela.
Os romanos tinham uma maneira muito estranha de contar os dias do mês, sobre a qual não vamos nos estender aqui; só vamos dizer que cada dia 1º era chamado KALENDAE (vide “Calendários” na Lista de Palavras). Eles contavam uma parte do mês de trás para diante a partir desse dia.
No caso de março se conta retroativamente 6 dias em fevereiro (antigamente ele tinha 30 dias, que foram passados para Julho, por causa de César, e agosto, por causa de Augusto). Assim chegamos ao dia 24/2.
Numa dessas ocasiões que ocorrem uma vez a cada 4 anos, o dia 24/2 era contado duas vezes e recebia o apelido carinhoso de DIES BISSEXTUS ANTE KALENDAS MARTIAS, “o segundo sexto dia antes de primeiro de março”.
E daí veio o nome que tanto a corrói. Agora decore direitinho e saia contando para todo o mundo.