Palavra blues

blues

Palavras: blues

Fruta e “mala” tem parentesco? Como se fosse um recipiente para os frutos, pode ser? Nada a ver com Malagueña, né não?
E “estranho”, please?
Hoje me lembrei de novo do Tiácono, nosso flanelinha. Deve ser agora dono de uma concessionária de automóveis e assim nos esqueceu.
Quando ele ainda era um eficiente serviçal aqui, mas muito bem remunerado, costumávamos disputar as centenas – ou eram os milhares? E já fiquei olhando até durante a noite, para chegar primeiro aos zeros.

Se não for pedir demais, qual seria a relação da cor azul com o ritmo BLUES? A mardita da sôdade? Se sim, por qual caminho?

Boa semana para todos!

Resposta:

Fruta vem do verbo latino   FRUI, que  quer dizer “aproveitar, usar”, sendo que o seu particípio passado, FRUCTUS, significa “produto, fruto, proveito”.

Mala é do Francês malle, “saco de couro”, do Frâncico malha, “saco para viagem”.

Portanto, nada a ver.

Estranho é do Latim extraneus, “o que é de fora, desconhecido, não-familiar”, de extra, “fora”.

As pessoas se dedicam a cada esporte… Mas certamente nosso Tiácono está se dando bem na vida.

O BLUES tem esse nome por causa das BLUE NOTES nele usadas. A explicação para estas é muito complicada; no fim das contas, elas (também chamadas WORRIED NOTES) são notas tocadas um pouco abaixo do tom, passando assim uma certa sensação de tristeza.

A associação em inglês da cor com o sentimento de tristeza não tem origem definida, mas é assunto para muita criatividade etimológica.

Blues

Palavras: blues

Origem da palavras blues , mas porque azuis ? terá que ver com os escravos afro-americanos trazidos do centro de africa ? conotados com o termo “azuis” , ja que foram os primeiros a desenvolver o estilo?

Adorava se me conseguissem explicar o caso :)=

Resposta:

Boa pergunta.

A origem é um dos significados de BLUE, “depressão, tristeza”, registrado já em 1714, possivelmente ligado a BLUE DEVIL, um demônio cruel, de uso já nessa ocasião.

Mas nos consta que o nome desse tipo de música se deve ao uso nela de BLUE NOTES, que em geral são de um semitom abaixo do normal, que causariam uma capacidade expressiva diferente no jazz e outras músicas, como a folk music inglesa.

Origem Da Palavra