Palavra carbono

Origem da palavra

Quando acaba o hidrogênio, combustível que mantém uma estrela, o Hélio produzido pela fusão nuclear também sofre fusão nuclear e se converte em carbono. Se a estrela não for de grande magnitude ela morre, se expandido como uma gigante vermelha e depois de aproximadamente 100 mil anos ela colapsa como anã branca e depois de alguns milhares de anos ela desaparece definitivamente Tornando-se uma anã negra. Issa vai ser a morte do nosso Sol daqui a 5 bilhões de anos. Se a estrela tiver massa maior ou igua a 7 vezes a do Sol, ela explode como SUPERNOVA (Tem-se uma supernova a cada 100 mil anos em cada galáxia). O produdo final será uma estrela de nêutrons ou buraco negro, conforme prevê a teoria da relatividade geral de Einstein.
Qual a rigem das palavras: Hidrogênio, Hélio, Carbono, Galáxia e supernova?

Resposta:

 Você tocou numa área que nos atrai especialmente e que nos últimos anos tem brindado a comunidade científica com descobertas maravilhosas.

1) Do Grego HYDOR, “água”, mais GENOS, “nascimento”, pois ele produz água quando exposto ao oxigênio.

2) Do G. HELIOS, “sol”, pois esse elemento foi descoberto no espectro solar durante um eclipse em 1868.

3) Do L. CARBO, “carvão”, constituído por este elemento.

4) Do G. GALAXIAS KYKLOS, o “círculo de leite” formado por estrelas que parecia rodear nosso planeta. De GALAS, “leite”.

5) Do L. NOVA, “nova”, usado a partir de 1877 para designar uma estrela previamente não visível naquele local, mais SUPER, “acima, além”.

etimologia das palavras.

olá detetive!
primeiramente gostaria de agradecer a sua prontidão para esclarecer a origem de ”nebulosas”. E, é exatamente por perceber sua competencia e disponibilidade, que mais uma vez peço seu auxilio.
Por favor, me diga a etimologia das seguintes palavras:
1- laringe
2-carbono
3-vísceras
4-diatonáceas
5- hermenêuticas

p.s: Desculpe-me se abuso de sua boa vontade, mas, agradeço desde já.

Resposta:

Não se fie de nossa presteza, que muitas vezes passa um dia inteiro sem que a gente responda.

Com tanta gentileza, como não iríamos dar uma mão? É para isso que  aqui estamos. Ainda mais que v. não ultrapassou o limite de 7 palavras…

1) Do Grego LARYNX, “parte alta do trato respiratório”, possivelmente de LAIMOS, “garganta”.

2) Latim, CARBO, “carvão”, de uma base Indo-Europeia -KER, “calor, fogo, queimar”. O nome foi atribuído por Lavoisier em 1780.

3) Do L. VISCERALIS, “interno, relativo ao que está dentro”, de VISCERA, que é o plural de VISCUS, “órgão interno”.

4) Revise esta grafia. Nisso nós somos cruéis e não supomos qual a palavra que a pessoa queria dizer.

5) Do G. HERMENEUTES, “intérprete”, de HERMENEUEIN, “interpretar”, considerado um derivado do nome do deus HERMES, divindade da fala e da eloquência. Ele era bom de papo, como mostram os seus feitos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!