Palavra colhões

Testículo

Numa consulta antiga (http://origemdapalavra.com.br/pergunta/pergunta-558/)
vocês disseram na resposta:“(..) mas etimologicamente uma dessas palavras não gerou a outra; ambas descendem da mesma. Essa outra é uma base Indo-Européia TRIS-, “três”” (se referindo as palavras “testemunha” e “testículo”).
TESTÍCULO então teria a ver com três? isto me parece mais uma anomalia… e o portador de tal monstruosidade deveria ter um BAITA saco rsrsrs. Este sim tinha COLHÕES rsrsrs.
Bom… deixando de lado as piadinhas bestas, qual a origem das palavras destacadas acima?
E já que falei em anomalia, qual a etimologia de CORCUNDA?

Como perguntei por BAITA, me ocorreu BAITARRA (que não sei bem porque há em alguns dicionários e não em outros) e BAITACA. Elas tem algo a ver com BAITA?

ps. depois da pergunta da Rafaela sobre pudim, não me sai mais da mente a imagem esdrúxula de um pudim de salcichas. Ergthhh.

Resposta:

1) Esta origem é confusa; uns a relacionam a “prestar conta de uma observação/testemunhar”, como você viu; há quem diga que se trata de uma confusão no Grego entre PARASTATAI, com os sentidos de “testículos” e de “pilares de suporte”. E também se sugere o Latim TESTA, “pote de barro”.

Quando as coisas ficam assim, o etimologista pega seus rolos de pergaminho, seu tinteiro e sua pena e vai saindo de fininho.

2) Viria da gíria dos genoveses, significando “cabana alpestre”. Seu sentido foi exagerado e aplicado a coisas grandes. Não sei por quê, mas não assino embaixo.

3) Do L. CULEUS, originalmente “saco para coar”.

4) Possivelmente relacionado a “corcova”.

5) Vem de “baita” mesmo.

6) Vem de “maitaca”, derivado do Tupi MBAI’TA, “espécie de psitacídio”.

A ligação entre os pudins doces e salgados vem  pela maneira antiga de fazer, que implicava em cozimento dentro de um saco de pano. Um CULEUS, veja só!

Origem Da Palavra