Palavra cortês

Escher

Côrte, cortesã, cortesia, cortês e o sobrenome Côrtes tem a mesma origem? Vi um quadro do século XIX onde um senhor Cortés corteja uma cortesã! Ah: Fui ver a exposição de obras do Escher no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) na Rua Primeiro de Março (vide google earth/google imagens, se interessa) . O nome do holandes voador ou viajante parece mais ter origem alemã que holandesa – tá, não fazer perguntas sobre origem de nomes…Eu levei um amigo junto – ele não conhecia a obra do Escher, que amo..Foi de-mais!Ele comentou comigo que o cara é o rei da perspectiva. E é mesmo! Perspectiva, persnostico e expectativa são parentes? Bom final de semana!

Resposta:

A origem de “corte” se encontra ali na Lista de Palavras. Depois de aprender isso, resta dizer que as outras três palavras derivaram dela.

“Cortesia” e “cortês”, aquele que  a usa, vêm da noção de que as pessoas que frequentavam a corte deveriam mostrar boas maneiras e respeito aos outros. Tanto que o sobrenome inglês CURTIS deriva daí.

Tá bom, isso pode ser meio teórico na prática, mas foi assim.

E “cortesã” vem do Italiano CORTIGIANA, “mulher da corte”, sinônimo de “prostituta”, pois esta era na verdade a profissão de muitas das moçoilas que por ali circulavam para recreação dos senhores.

O sobrenome CORTEZ ou CORTES deve vir daí.

Manjou a sutileza do itálico?

“Perspectiva” está na Lista.

“Persnostico” não existe. Sentiu a firmeza?

“Expectativa” vem do Latim EXSPECTATIO, “espera, antecipação”, de EX-, aqui como intensificativo, mais SPECTARE, “olhar”. Tipo “olhe firme, pense bastante,  que acontece”.

Escher é um dos maiores artistas que este mundo já viu.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!