Escher
Côrte, cortesã, cortesia, cortês e o sobrenome Côrtes tem a mesma origem? Vi um quadro do século XIX onde um senhor Cortés corteja uma cortesã! Ah: Fui ver a exposição de obras do Escher no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) na Rua Primeiro de Março (vide google earth/google imagens, se interessa) . O nome do holandes voador ou viajante parece mais ter origem alemã que holandesa – tá, não fazer perguntas sobre origem de nomes…Eu levei um amigo junto – ele não conhecia a obra do Escher, que amo..Foi de-mais!Ele comentou comigo que o cara é o rei da perspectiva. E é mesmo! Perspectiva, persnostico e expectativa são parentes? Bom final de semana!
Resposta:
A origem de “corte” se encontra ali na Lista de Palavras. Depois de aprender isso, resta dizer que as outras três palavras derivaram dela.
“Cortesia” e “cortês”, aquele que a usa, vêm da noção de que as pessoas que frequentavam a corte deveriam mostrar boas maneiras e respeito aos outros. Tanto que o sobrenome inglês CURTIS deriva daí.
Tá bom, isso pode ser meio teórico na prática, mas foi assim.
E “cortesã” vem do Italiano CORTIGIANA, “mulher da corte”, sinônimo de “prostituta”, pois esta era na verdade a profissão de muitas das moçoilas que por ali circulavam para recreação dos senhores.
O sobrenome CORTEZ ou CORTES deve vir daí.
Manjou a sutileza do itálico?
“Perspectiva” está na Lista.
“Persnostico” não existe. Sentiu a firmeza?
“Expectativa” vem do Latim EXSPECTATIO, “espera, antecipação”, de EX-, aqui como intensificativo, mais SPECTARE, “olhar”. Tipo “olhe firme, pense bastante, que acontece”.
Escher é um dos maiores artistas que este mundo já viu.