Palavra crasso

Origem

Palavras: crasso , graxo

Olá, por caridade, qual etimologia da palavra graxo? Por exemplo, na química, ácidos graxos, estéres graxos

Resposta:

Ela foi feita a partir do Latim GRASSUS, “graxa, gordura”.

Ela resulta da mistura de duas palavras. No Latim clássico, o adjetivo para “gorduroso”era CRASSUS. Mas se uniu pela força do uso a GRASSUS, que significava ‘”grande, forte”.

Crasso

Palavras: crasso

Olá,
gosto muito do site de vocês.
Estava lendo na internet quando me deparei com uma explicação sobre a expressão erro crasso.
“Nesta batalha Crasso cometeu uma série de falhas grosseiras. Confiou demais na superioridade numérica de suas tropas, abandonou as tradicionais táticas militares romanas e, na ânsia de chegar logo ao inimigo, atacou cortando caminho por um vale estreito, de pouca visibilidade. As saídas do vale, então, foram ocupadas pelos partos e o exército romano foi dizimado. Estes equívocos passaram à história através da expressão erro crasso, que remete a uma falha grosseira de planejamento com consequências trágicas e fatais.”
Fonte: https://hinouye.wordpress.com/2015/04/20/a-legiao-romana-perdida-na-china/

Forte abraço,
Obrigada pelo trabalho disponibilizado,
Larissa

Resposta:

Larissa, seu apreço muito nos honra.

Mas devemos dizer que essa interessante história pertence à etimologia popular, que nunca se cansa de inventar explicações complicadas para origens simples.

Crasso simplesmente vem do Latim CRASSUS, “rude, grosseiro, gordo” (daqui veio também a palavra graxa)  e nada tem a ver com o general romano.

Homero

Palavras: crasso , egeu , epopeia , medas , rapsodo

Professor, origens das palavras:
-Rapsodo;
-Epopéia;
-Egeu;
-Crasso;
-Medicas(Como os gregos chamavam os persas).
Obrigado pelas respostas.

Resposta:

1) Do Grego RHAPSODIOS, “o que recita poemas épicos”, aparentemente de RHAPTEIN, “costurar, tecer”, mais OIDE, “canção”. 

2) Do G. EPOPOIÍA, de EPOS, “poema épico”, mais POIEIN, “fazer”.

3) Tido como derivar de EGEU, personagem mitológico e pai de Teseu, que se teria atirado às águas nessa região ao saber da morte do filho. Mas essa origem está muito distante e contaminada pala cultura popular para ser de confiança.

4) Em Latim significa “gordo”.

5) É uma alteração de MEDAS, a nação que predominava inicialmente sobre os persas propriamente ditos, os habitantes de FARS. Estes acabaram tomando conta das possessões dos medas, que eram seus primos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!