Olá, no corpo dos bovinos, qual origem das palavras marrafa, chanfro, ganacha na cabeça e garupa, anca, culote no tronco?
Resposta:
a. Vem de MARRAFI, dançarino italiano que se apresentou em Lisboa em 1791 e que usava um cabelo recurvado sobre a testa. Pelo visto, fez grande sucesso.
b. De chanfrar, do Francês CHANFRER, “fazer corte em ângulo obtuso numa aresta”, do Latim CANTHUS, “borda, canto, esquina”.
c. Do Italiano GANASCIA, “queixo (espeialmente do cavalo e do homem), do Grego GNATHÓS, “queixo”.
d. Do Germânico KRUPPA, “anca de animal, massa arredondada”.
e. Do Germânico HANKA, “parte superior da coxa”.
f. Do Francês CULOTTE, “calça que vai até os joelhos, adequada para a equitação”, de CUL, “nádegas”, do L. CULUS, “nádegas, ânus”.
Perfídia tem algo a ver com cobra, de qualquer tipo? Ouvi um tango (acho que é tango) e no fim denominaram como PERFÍDIA. Veio junto, na minha mente, a imagem de uma cobra com a lígua (ARGH!) bipartida. Acho que todas as tem assim, mas vamos mudar de assunto pq répteis, eu os detesto.
Colete e culote são parentes ? O chamado culote, um excesso nos quadris, deve ter algo a ver pelo menos com o culote e nadinha com o colete. Farofinei?
Ah, o que tem o galês de tão importante para volta e meia ser citado como idioma que originou palavras em outros idiomas, please? Antiguidade é posto, na certa é isso…
Resposta:
1) Do Latim PERFIDIA, “falsidade, traição”, de PERFIDUS, “sem fé”, da expressão PER FIDEM DECIPERE, “enganar através da confiança”.
E não é um tango. Nada a ver com os pobres répteis, mas para fazer metáfora qualquer palavra serve.
2) Do Francês COLLET, “pequeno manto, gola”, do L. COLLUM, “pescoço”.
3) Do F. CULOTTE, “calça que vai até os joelhos, adequada para a equitação”, de CUL, “nádegas”, do L. CULUS, “nádegas, ânus”.
O culote como excesso de gordura na face lateral das coxas recebeu esse nome por ocupar mais ou menos a região coberta pela peça de roupa.
O Galês constitui uma parte importante da herança do idioma inglês; é a manifestação atual do Celta, instalado na ilha muito antes da chegada dos romanos. Persiste ainda algo dele na Irlanda, Escócia e Normandia.