Palavra dolo

Culpa e Dolo

Palavras: culpa , dolo

Na Lista de Palavras encontrei as duas. Não vi muita diferença de significado entre elas em suas origens. Mas a “única” pergunta são “duas”: Por que hoje as duas passaram a mostrar crimes tão diferentes? Tem alguma história para isso? Se é CULPOSO, é sem intenção. Se é DOLOSO, é com intenção. E se condenado os dois saem do julgamento como CULPADOS. Obrigado

Resposta:

As palavras não denotam crimes diferentes, mostram as diferenças quanto à intenção. E, pelo que sabemos, os criminosos saem do julgamento como sentenciados, o crime doloso ou culposo tendo sido a causa disso. Um problema é que estamos acostumados a confundir “culpa” com “desejo de causar mal”, e elas não são a mesma coisa. Note-se que DOLON em Grego originalmente significava “isca para peixes”; ora, quem coloca uma isca está agindo com claras intenções de obter determinado resultado, à diferença de quem joga um tijolo para cima sem esperar que ele vá cair em cabeça alheia.

Preterdoloso.

Palavras: dolo , preterdolo

Qual a origem da palavra Preterdolo, obrigado.

Resposta:

Ela se forma pelo Latim PRAETER, “além de, em oposição, ao longo de”, mais o Grego DOLON, “ardil, artimanha, engano”, originalmente “isca para apanhar peixes”.  

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!