Palavra fáscia

Origem do termo na Ciência

Palavras: fáscia

Olá!
No estudo dos planos anatômicos do corpo humano, o conceito do termo superficial é “está por fora do revestimento da FÁSCIA”, enquanto do termo profundo é “está por dentro do revestimento da FÁSCIA”, tendo esse último como exemplo os ossos.
Então fui procurar no Priberam o significado de FÁSCIA e encontrei o seguinte ” Estrutura de tecido fibroso que envolve músculos, vasos ou nervos ou algum órgão subjacente.”.
Procurei também a origem da palavra FÁSCIA aqui no site, que está como “feixe”.
Seria nesse caso também “feixe” a origem da palavra FÁSCIA, em se considerando que ela é a estrutura de um tecido fibroso?
Obrigada pela ajuda!

Resposta:

Aqui não importa a constituição do material; a palavra FASCIS, “feixe”,  estendeu o significado para indicar também “fita, bandagem”  –  ou seja, uma estrutura alargada que serve para contenção dos órgãos subjacentes.

etmologia

Palavras: fáscia , subclávia

Qual a importância da etimologia das palavras na Anatomia? Porque é interessante saber o prefixo e o sufixo das palavras na Anatomia?

Resposta:

Ela é importante em qualquer área, pois qualquer estudo sempre é facilitado ou pelo menos iluminado por esse tipo de conhecimento.

Em Anatomia, por exemplo, simplesmente decorar o nome “subclávia” não diz muito. Mas saber que esse “sub-” vem do Latim SUB, “abaixo” e que

“-clávia” vem de CLAVIS, “chave” (eles achavam que o osso lembrava uma chave pelo formato) ajuda a guardar seu significado.

Saber que FASCIS em Latim queria dizer “feixe” nos ajuda a compreender por que as fáscias levam esse nome, já que são compostas por  feixes de fibras.

E assim por diante.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!