Palavra gabar

pois é…

Palavras: gabar

Eu não desejo contrapor ou duvidar ou escrever qualquer coisa que, mesmo de leve, insinue uma discordância ou crítica. Que sou eu? Não queria voltar a escrever sobre isso, mas sua insistência, Cara Traça, me fez bem pq provei a mim mesma que estava certa.
Estive na Itália e, como gosto de idiomas, fui mais é pegando de um tudo para ler. Ouvi sempre muita música italiana, livros, e como tem quase tudo a ver com Latim, o lindo idioma é uma canção aos meus ouvidos . Assim como, ouvindo o que podia em outros idiomas, eu comecei a Cultura Inglesa já no quarto período. Sem contar que briguei em frances na França, consegui hotel e alemão lá, comemos bem na Austria e por aí vai.
Por favor, isso não é gabolice (gabar, please). Evito parecer aquela palavra feia: persnostica ? É assim? E a raiz disso? Pois é, não me tomem como vaidosa, tudo isso me leva a saber mais, com voces, a quem sempre agradeço muito pela dedicação e tudo o mais. Bom fim de semana !

Resposta:

Mas como não discordar quando a gente acha que está certa?  Tem que fazer!

Gabar teria vindo do Escandinavo GABBA, “caçoada”. O signifcado original era “debochar, fazer elogios falsos por brincadeira”.

Pernóstico vem de “prognóstico” mal pronunciado, que antigamente tinha o sentido atual de “pernóstico”. E em si parece pernosticismo.

conhecer

Palavras: atazanar , atenazar , gabar , gabarolas

Gostaria de saber a origem das palavras: gabarola e atazanar.

Resposta:

1) Deriva de “gabar”, que teria vindo do Escandinavo GABBA, “caçoada”. O signifcado original era “debochar, fazer elogios falsos por brincadeira”.

2) Pode ser escrito também “atanazar”, sendo a forma mais correta “atenazar”.

E esta vem de “tenaz”, a ferramenta que os romanos chamavam TENAX, de TENERE, “pegar, segurar”, mas também “incomodar, torturar”.

Origem Da Palavra