Palavra lúrido

EtImologia

Palavras: cói , coin , cúter , iole , lúrido

Bom dia, capitães!

1- Cói
2- Coin (inglês)
3- Cúter
4- Gurupés
5- Iole
6- Lúrido

Trouxe estas para a consulta de hoje, encontradas na leitura da obra abaixo, que já começa nos dando um alerta daqueles, vindo de um ex-profissional do mar, após ter sido desleixadamente servido por um garçom numa estalagem ribeirinha:

“Se no mar nós trabalhássemos como essa gente em terra firme trabalha, onde quer que fosse, nunca conseguiríamos ganhar a vida – declarou. – Ninguém nos contrataria. Ademais, nenhuma embarcação jamais chegaria a aportar se navegasse e velejasse da maneira descuidada com que essa gente toca seus negócios na terra.
Desde que se aposentara dos mares, ele se espantava ao descobrir que as pessoas instruídas não eram muito melhores que as outras. Ninguém pareceria se orgulhar do seu trabalho: de encanadores que não passavam de ladrões a, digamos, homens dos jornais (a impressão era de que ele os considerava uma classe especialmente intelectual) que nunca, nem por acaso, davam uma versão correta do mais simples dos assuntos. Essa ineficiência universal do que chamava de “a corja da terra firme” ele imputava à carência de responsabilidade e a uma sensação de segurança.
– Sabem que, a despeito do que façam, esta ilhota apertada não capotará junto com eles – prosseguiu ele. – Nem se inundará com as avarias, levando ao fundo as suas mulheres e filhos.”
Uma oportunidade, Joseph Conrad

Vocês conhecem algum navio que esteja lotando marinheiros de primeira viagem, por favor?

Se velejar é preciso. O que dizer disto depois desta argumentação? O que o descuido pode fazer conosco …

… corja da terra firme …

SOS

Resposta:

a. Origem obscura.

b. Do antigo Francês COING, “cunha, estampa, peça de dinheiro”.

c. Nome de um barco que se distinguia pela velocidade, como que “cortando” a água, de CUT, “cortar”.

d. Origem controversa.

e. Do Inglês YAWL, do Norueguês jolle, “canoa, barco pequeno”.

f. Do Latim LURIDUS, , “pálido de cor doentia”.

 

Poliana está muito exigente.

Origem Da Palavra