Palavra maniqueu

FOME

Palavras: larica , maniqueu

Meus jovens, saibam vocês que acho remela mais nojento que meleca. Pensando bem, aquelas melecas que a gente encontra em banheiros que não os nossos também são bem nojentas. Mudando de assunto, adorei essa nova palavra que um tal de Pedro usou: APEDEUTISMO. Ia perguntar pra vocês o que significava PAIDEIA, mas procurei por essa palavra e ela não existe; acabei de inventá-la desintencionalmente, hihi. Depois, fui procurando por outros termos, para que pudesse perguntar a vocês sobre a sua origem, mas, infelizmente, todos já estavam disponíveis na sua excelsa lista de palavras, e, após muito tempo, deleitando-me em prazer (estou sendo redundante?), acabei encontrando MANIQUEÍSMO. Podem me dizer de onde vem? O pior de tudo é que eu já achei, é de maniqueu, do latim manichaei, “hereges sectários de Mani, que criam na existência de dois princípios, o do bem e o do mal”, do grego Manikhaîos, de Mani Havya, “Mani, o Vivo”, que foi quem fundou essa doutrina. Estou empolgado!! Mas não deixem de responder a ela, por favor, pois, quando vocês respondem, eu fico mais entretido e melhor ilustrado!! Please!!! Acho que escrevi sua origem só para parecer menos apedeuta, como diria o tal do Pedro. Essa minha mania de pedantismo…
E, Lary, se uma criança soubesse escrever, ela seria você. Isso, de modo algum, não é uma crítica! Sério mesmo. Outra coisinha: Lary me lembra LARICA. Ela vem de onde?

Resposta:

Seu elogio à Lary foi muito lindo.

Larica tem origem obscura, como tantas palavras de gíria.

Mas você não inventou PAIDEIA, não. Essa palavra foi inventada pelos gregos na era clássica, e se refere à criação e educação de um bom cidadão. Era um sistema de educação com diversas matérias que depois foi chamado de HUMANITAS pelos romanos.

Você faz um trabalho completo sobre maniqueu e quer o quê? Nada temos a acrescentar; sua pesquisa é perfeita. Agradecemos por ela e pedimos sua permissão para incorporá-la à nossa Lista de Palavras.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!