Palavra maquiavélico

O estado moderno

Palavras: maquiavélico

Explique a origem da palavra \\\\\\\”maquiavélico\\\\\\\”.

Resposta:

Ela foi tirada do nome de Niccolò Machiavelli, político e escritor florentino dos séculos XV – XVI, cujos escritos valorizavam mais a vantagem do que a moralidade e a ética, no caso dos poderosos.

Riso maquiavélico

Rolo é com a gente, mesmo, Aninha! Acho bom parar com o bordado por aqui, senão ALGUÉM vai puxar nossas orelhas e nos colocar de joelhos na brita! BRITA, BRITÂNICO, BRITADOR, BRITADEIRA e BIRITA. Quiá! Quiá!Quiá! (Credo! Parece risada de bruxa).

Mas não são essas palavras que eu quero, não. VITILIGO e ESTRIPULIA (coisa que faço diariamente). Vi, ti ligo; não vi, não ti ligo.

Aproveito a deixa para avisar meus fãs que ausentar-me-ei por uns dias… Sem choro, minha gente! Volto em breve, a todo vapor. Não se esqueça de me mandar umas maçãzinhas, Aninha!

Beijo, beijo!

ps: acabei de escrever o assunto e fiquei assuntando: maquiavélico vem de Maquiavel ou o contrário?

Resposta:

“Vitiligo” parece derivar do Latim VITIUS, “imperfeição, mancha na pele, marca”.

A outra  vem de “trepolia”, derivado de “atropelar”, que vem de “tropel”, do Francês antigo TROPEL, “rebanho”, do Frâncico THROP, “tropa, rebanho”.

Mas claro que o adjetivo vem do nome do senhor que viveu nos séculos XV – XVI e que escreveu coisas muito interessantes, Niccolò Macchiavelli.

Boas férias, aproveite mas não abuse.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!