Palavra morgue

Tóimmm !

Palavras: morgue

” O nome da fada vem do Galês MORGENS, nome dado a espíritos aquáticos que tinham o mau hábito de atrair pessoas para a água para afogá-las.”
E… MORGUE em ingles significa NECROTÉRIO. Belisama ( ou Ana) é a divindade solar feminina, a Minerva gaulesa (celta). É também à lua e às águas termais – EU!
Sou agnóstica e bem cética; mas a partir da tal fada Morgana fui em frente. Já chega! BRRR!

Hmm… acho que não venho mais até aqui. Um novelo sem fim… Devo estar dando muito trabalho ao meu raciocínio… Fico meio assim assim, encucada como diria Tio Zeninho. Será que eu sou normal?
Hoje resolvi costurar e juntei duas blusas que comprei, iguaizinhas. Ficou um vestido lindo! Foi só cortar o decote da blusa que ficou para baixo e virou bainha. Enfim: estou meio que duvidando da minha sanidade mental hoje. Sério!
Tem alguma doença além do taquipsiquismo? E que seja assim? Se é que é doença, doutor…

Resposta:

Morgue também quer dizer “necrotério” em Português. Mas não comece confusões, por favor.

Esta palavra nada tem a ver com MORGENS. Ele vem do Francês MORGUE, agora “necrotério” mas que veio do nome de um prédio assim chamado em Paris, onde corpos de desconhecidos era expostos para identificação.

Originalmente ali eram colocados prisioneiros recentes para reconhecimento; MORGUE então queria dizer “expressão triste, aspecto solene, sério”, o que era de esperar de uma pessoa numa situação tão desagradável. E deriva do Latim MURRICARE, “fazer caretas”, de MURRUM, “focinho”.

Normal você não é. Felizmente.

E taquipsiquismo não é doença.

origem

Palavras: morgue

Prezado,
gostaria de saber a origem e significado do verbo morgar e do nome saraiva.
Att
JL

Resposta:

1) Do Francês MORGUE, no sentido de “desdém, arrogância, desprezo”, do Latim MURRICARE, “fazer caretas”, de MURRUM, “focinho”.

2) Veja “origem de sobrenomes” em nossa Lista de Palavras.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!