Palavra múltiplo

Palavras em Maiúsculo

Meus queridos,

Que saudade de vocês! Fico 1 diazinho sem entrar aqui, e já sofro de alergia brava!

Estava eu fazendo a minha MATRÍCULA no CLUBE, para a modalidade de NATAÇÃO, quando ouvi duas menininhas trocando trava-linguas, com aquela velha história dos MAFAGAFINHOS. À priori, pensei: Que BACANA! Mais depois, essa histórinha do tempo da REBIMBOCA DA PARAFUSETA, me acompanhou por todo o percuso de volta pra casa, onde me peguei treinando a língua com esses bichinhos que na minha cabeça, devem ser pegajosos. Voltei pra cuidar da minha mãezinha que infelizmente sofre de ESCLEROSE MÚLTIPLA, e já estava a me esperar pro jantar.

PS.: Sei que são 9 palavras, e só podem 6.. mas eu tenho certeza que por ser paciente antiga, que sofre cronicamente com essa doença, a Tia Odete vai fazer vista grossa, ou vai dar um trabalho de casa pro Rodrigo, certo? Prometo uma torta de maçãs verdes aula que vem!
Obrigada.

Resposta:

1) Do Latim MATRICULARE, “registrar-se, associar-se”, de MATRICULA, “registro público”, de MATRIX, “lista”, além de “útero, fonte”.

2) Ver Lista de Palavras.

3) Idem acima.

4) Claro que tem origem desconhecida, não fosse sua a pergunta!

5) Olhe a Lista de Palavras.

6) Origem desconhecida.

Tia Odete está uma fera aqui na Redação, resmungando sobre aluninhas que não fazem seus temas e não olham a Lista de Palavras, que ela ajudou a fazer com tanto cuidado.

Diz que não tem colher de chá desta vez e que v. vai ter que olhar as demais respostas amanhã.

Ei-las:

7) Vide 6).

8) Do Grego SKLEROSIS, “endurecimento”, de SKLEROS, “duro, rígido”, relacionado a SKELLEIN, “secar”, de onde também veio “esqueleto”.

9) Do L. MULTIPLUS, “dobrado várias vezes”, de MULTI-, “muito, muitos”, mais -PLUS, “dobrado”, da base de PLICARE, “dobrar”.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!