Palavra Murphy

Argh!

Palavras: D'Artagnan , Murphy , smurf

Blargh! Mais uma vez, dando asas à imaginação. Sabe o que acabei de pensar, Faustim? Num grande tacho cheio de terra sendo cozida. Que náusea…

Sabe quando a gente gosta realmente do resultado etimológico? Imagine o tanto que gostei de saber donde vem HERPES (Não tem plural, né? Que coisa! Acho que nunca pensei nisso.)? É possível uma inocente palavra dar crise de riso? Pois bem, o tal étimo que rasteja acabou de fazer essa proeza… Cada um com suas particularidades, né? Uma palavra pra mim pode agir como gás hélio, uma fotografia me BILOCAR, um perfume me fazer dormir e por aí vai…

Aproveitando a deixa, como ficam MURPHY e SMURF e D’ARTAGNAN?

Resposta:

Uma terrina de terra cozida, bem temperadinha, humm…

Herpes tem plural, sim. Mas, tal como lápis, um outro substantivo terminado em “S”, ele não muda no plural. Logo, o herpes  –  os herpes.

bilocar não encontramos em nosso vocabulário.

MURPHY é a versão em Inglês de um sobrenome irlandês, O’MURCHADH, “filho de MURCHADH”, sendo que esta palavra significa “guerreiro do mar”, de MUIR, “mar”, mais CATH, “batalha”.

SMURF é uma adaptação do nome original dos personagens franceses, que era SCHTROUMPF e era inventado, não queria dizer nada.

D’ARTAGNAN é um sobrenome relacionado a uma localidade assim chamada, possivelmente derivada de um nome romanizado, ARTINIUS.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!