Palavra ostracismo

Olá, gostaria de saber a origem da palavra \”condescender\”.

No mais, tendo em vista que a palavra \”ostracismo\” remete em sua origem ao termo \”ostra\”, destarte, intenciono saber a relação que tem este termo com o significado daquele \”de exílio…).

GRATO !

Resposta:

Ela vem do Latim CONDESCENDERE, “rebaixar-se”, formado por COM, “com, junto”, mais DESCENDERE, “descer, ir para baixo”, esta formada por DE, indicando origem, mais SCANDERE, “subir,ascender”.

Não, “ostracismo” não vem de “ostra”, embora tenha parentesco. Tratava-se de um método da antiga Atenas para condenar a um exílio de dez anos uma pessoa que fosse considerada perigosa para o Estado. Na votação, elas tinham seus nomes escritos em  pedaços de cerâmica e de telha, que eram mais abundantes do que papel. Esses cacos se chamavam OSTRAKON, com a mesma origem de OSTREON, “ostra” mas com outro significado.

Essa confusão fez muitos livros de História dizerem que os nomes eram escritos em cascas de ostras, mas não era esse o caso.

Com o tempo, “ostracismo” passou a ser confundido com “exílio”, mas o nome se aplica mesmo é ao método de escolha da pessoa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!