Palavra palpite

Ai, ai, ai!

Palavras: cafuné , palpite , pitada

Será que só as minhas perguntas não chegam nunca? Intriga da oposição!

Havia falado no “caso picolé”. Não teria origem no italiano “piccolo”? Há quem o chame de sorvete no palito. Sendo assim, é um sorvete “piccolo”!
Não, não precisa agradecer. Eu sou demais!

Pensava também em CAFUNÉ que logicamente me trouxe à memória o personagem de Maurício de Sousa. Só pode ser tupi, não? Sei que a alergia anda pairando por aí, mas esta palavra nos é tão comum que não dá para recusar sua origem. Ou vc nunca recebeu um cafuné?

Tenho um PALPITE: Que tal a foto de um ipê-amarelo para os étimos em imagens? O MEU continente está todo dourado por causa deles!

O palpite trouxe consigo a PITACA que por anos a fio pensei serem sinônimos, mas qual não foi minha surpresa ao saber que está relacionada a uma tal de JÁTACA!

Para finalizar e combinar com a decepcionante pitaca, acabo de colocar uma PITADA de sal na cauda do passarinho que capturei, Sofeu!
É verdade que se fizer isso ele não voa ?

Resposta:

Por 4 vezes tentamos responder à sua pergunta de ontem e por quatro vezes o site travou. Estávamos achando que se tratava de um problema de provedor quando, ao tentarmos responder a outras perguntas, tudo funcionou direitinho. Concluímos que você colocou alguma coisa venenosa naquela mensagem e a declaramos território proibido.

PICCOLO é uma hipótese para o picolé, mas não há comprovação.

Cafuné tem origem desconhecida, mas tem cara de vir da África.

O palpite, que  vem do Latim PALPITARE, “bater, pulsar, agitar”, do ipê está  anotado.

As frutas de que v. fala não estão nos alfarrábios.

A pitada era o quanto cabe de fumo num pito, um cachimbo. Mas, para não a decepcionar, diremos que esta é de origem desconhecida.

Parece que é melhor usar pimenta para pegar passarinhos. É tiro e queda.

 

Origem Da Palavra