Alcatra, picanha, lagarto.
Meu abraço
Resposta:
a. Não obtivemos informação sobre esta.
b. Do Espanhol PICAÑA, o nome de uma vara de ponta aguçada usada para controlar o gado em seus deslocamentos. Como ela era usada para tocar o bovino no posterior da região lombar, a carne deste região recebeu este nome. E a vara recebeu o nome a partir de PICA, onomatopeia para dar ideia de batidas repetidas contra algo duro, como é hábito do picapau, por exemplo.
c. Do Latim LACERTUS, “lagarto”. Note que esta é a origem desta palavra, não a razão de terem aplicado o nome ao corte de carne.
Vi que há dúvidas quanto a origem da palavra Picanha. Imagino que o site tenha se referido ao corte de carne que tem este Nome e passo abaixo por experiência sua origem:
Picaña é um Verbo e Substantivo da lingua espanhola. Como verbo siginifica o mesmo que “pinica”- de pinicar em nossa lingua. Como Sunstantivo ;e uma vara alongada e pontiaguda – as vezes com um prego na ponta e que serve para pinicar os animais estimulando-os a andar.
A palavra foi importada pelos vaqueiros gauchos e incorporada ao dia-a-dia do campo. Era muito comum ouvi-los dizer entre colegas “Picanha o Bicho”. O ponto que se atingia os animais é exatamente o ponto onde se Localiza o Corte PICANHA.
Hoje o mesmo corte é tambem nominado como PICANHA quando extraidos de Suinos, Ovinos, Bubalinos etc.
Resposta:
Prezado Sérgio, seu achado é valioso.
Será incorporado aos nossos arquivos.
Infelizmente não poderemos pagar honorários porque somos pobres.
E quanto às esquisitíssimas, porém mui saborosas partes bovinas (quando preparadas por quem entende do assunto, lógico), de onde vêm seus nomes? Tipo CHÃ, ACÉM, COIÓ, PICANHA e CHULETA?
Resposta:
1) Do Latim PLANA, “achatada, plana, sem relevo”.
2) Do Árabe AS-SEMN, “gordura”.
3) Como nome de parte da anatomia bovina, não encontramos.
4) Sugere-se, sem entusiasmo, que venha de picar, no sentido de “cortar em pedaços”.
5) Do Catalão XULLETA, diminutivo de XULLA, que inicialmente tinha o significado de “pedaço de toucinho ou carne suína”.