Etimologia
Licença.
Bom dia!
1.”… deveríamos agradecer a Deus pela cerveja e pelo vinho da BURGÚNDIA não exagerando na taberna. Somos também devedores de obediência ao ser que nos criou, não importando o que ele é.” p 82
2.”Não é suficiente que um homem desaprove PIMLICO: ele simplesmente cortaria sua garganta ou se mudaria para CHELSEA. … Se os homens amassem Pimlico como as mães amam seus filhos, ou seja, arbitrariamente, porque são seus, Pimlico seria talvez mais bela que Florença em um ou dois anos.” p 85
3. Device (dispositivo)
4.”O FENIANO se rebela contra algo que compreende perfeitamente bem, mas o verdadeiro habitante do país das fadas obedece algo que não compreende. No conto de fadas uma felicidade incompreensível se sustenta sobre uma condição incompreensível. Uma caixa se abre, e todos os males voam para dominar o mundo. Uma palavra é esquecida, e as cidades perecem. Uma lamparina é acesa, e o amor voa para longe. Uma flor é ARRANCADA e vidas humanas são poupadas. Uma maçã é comida, e a esperança em Deus desaparece.” p 70
6. Flats (apartamentos)
Citações: Ortodoxia, de G.K. Chesterton
(Obs.: Em 2011 teve uma consulta para “arrancar” que à época tinha origem incerta. Mas, como vocês estão sempre à procura de novos materiais, pode ser que neste intervalo de quase 15 anos, descobriram esta origem.)
E para terminar esta consulta e começarmos outro ano com elas, ofereço ao querido site, toda a beleza desta canção do Gilberto Gil:
“Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó, pai, o que eu ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei.”
(O que não sei, venho aqui para aprender com vocês! (e ainda aperfeiçoo o que já foi aprendido!))
“Mães zelosas, pais corujas
Vejam como as águas de repente, ficam sujas
Não se iludam, não me iludo
Tudo agora mesmo pode estar por um segundo.”
(… estar por um segundo… isso nos faz sempre querer dar o nosso melhor (como vocês o fazem muito bem) a cada instante, pois, “poderemos estar mortos noutra cena” (vejam só, o Fagner me lancinou isto aqui de repente) E pensando honestamente: quer melhor estímulo para um bom início sabendo que ele se dirige a um fim?)
Feliz 2026!
Muito obrigada!
(e desculpem os devaneios, tão próprios deste público, que eu acho que já se acostumaram, ossos do ofício)
Resposta:
a. Essa região da França vem do Latim BURGUNDIA, de BURGUNDIONES, nome de seus habitantes, que queria dizer “gente que habita regiões elevadas”.
b. Origem discutida.
c. Do Francês antigo DEVIS, “disposição, separação, desejo”, de DEVISER, “planejar, arranjar, dispor em porções”, do Latim DIVIDERE, “dividir”.
d. Tem raízes mitológicas, sendo usada no contexto de revoltas irlandesas.
e. Olhe por arrancar em nossa Lista e Palavras. Não descobrimos.
f. Do Inglês antigo FLETT, “piso de uma casa”.
Gratos por seus pensamentos tão românticos.