Palavra piteira

Etimologias das palavras caturra e piteira e dos nomes próprios Ace, Stanley, Pierce e CarltonStanley

Palavras: Ace , Carlton , caturro , Pierce , piteira , Stanley

A caturra é um tipo de ave (calopsita).

A piteira é um tipo de planta (figueira da Índia) e, também, um acessório de fumo (boquilha), eu possuo interesse em ambas as origens se for possível isso.

E os prenomes são todos em inglês, beleza?

Nos casos de Ace e de Pierce, sei que há os substantivos comuns (com iniciais minúsculas, né?), mas não sei se as origens são as mesmas.

Agora, se vocês quiserem assumir que são duas palavras no caso de piteira (já que há os dois sentidos), podem deixar qualquer um dos prenomes para amanhã.

P.S.: Jamais fumei, fumo ou fumarei (nem cigarro, nem o que quer que venha a ser)… apenas tenho interesse na etimologia, pois sou um tanto quanto curioso, nada mais que isso.

Resposta:

a. Esta é comprida, se nossa fonte está certa. Vem do Latim CAUTUM, “precaução, defesa”, de CAVERE, “cuidar-se, ser precavido”. Daqui se fez, em Espanhol, COTO (em Português, couto), “local fechado, protegido”.

Daí COTARRO, com um sufixo despectivo, referindo-se a um local onde se abrigavam pessoas de baixa extração, um grupo agitado e ruidoso.

Isso virou COTORRA, o nome aplicado a diversos psitacídeos, que são bem conhecidos pela agitação sonora que fazem entre si.

E daí caturra.

b. O nome do objeto usado em cigarros vem do Tupi PI’TA’, “pitar, ato de fumar”.

O da planta viria do Aimara usado para certos cactos, maguey, etc.

c. Talvez tenha a mesma origem que nosso ás.

d. Uma contração do Ing. medieval STAN, “pedra”, mais LEIGH, “campo”.

e. Do Normando PIERS, “pedro”.

f. De KARL, “camponês”, mais TUN, “assentamento”.

Origem Da Palavra