Palavra Pollyanna

origem da palavra – etimologia no maternal

Palavras: Caleb , Pollyanna

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Andaram sentindo minha falta por esses tempos? Se não, eu seinti muito a vossa.

Como sabem, estou fazendo Pedagogia e está nos meus tempos de estágio e regências. Para uma das oito regências que tenho que fazer, pretendo abordar com as crianças a origem das palavras. Já até elaborei perguntas para tratar com eles. Falarei um pouquinho da origem das palavras e da história, usando como base o nome deles.

A sala tem 14 alunos mais eu e a Professora. Tem nome de todo tipo que claro, já pesquisei no site; porém faltam quatro nomes e gostaria de saber de no mínimo dois que são mais comuns e que ainda não vi na lista de palavras. Os nomes são:

Ayslan,
Caleb,
Loaynny,
Poliane.

Qualquer coisa estamos aí

Ah, e a regência será amanhã a tarde e precisaria, se possível, claro, desses nomes até amanhã para eu levar em Braille para eu ler pra eles.

Abraços

Resposta:

Sentimos a sua falta e o seu carinho.

Quanto aos nomes, o primeiro e o terceiro não têm origem, são  inventados. Para poder dizer algo às crianças, consulte o nosso verbete origem de nome  na Lista de Palavras.

Caleb é um nome bíblico de origem incerta. Ele foi incluído na Bíblia muito antes de se usarem os sinais que indicam onde há vogais em Hebraico, o que torna impossível saber qual era a pronúncia e, portanto, o significado. Uma hipótese é a de que signifique cão, possivelmente por ser este o totem da tribo a que o personagem pertencia.

Esta vai ser difícil de explicar… Talvez o melhor seja dizer que o nome é tão antigo que não dá para saber exatamente o que quer dizer.

Poliane pode ser uma alteração do Inglês POLYANNA. Este foi inventado em 1913 pela escritora Eleanor Porter, juntando POLLY, que é uma alteração de MOLLY, que por motivos estranhos é um nome usado por MARY. Ela acrescentou a esse o ANNA, do Hebraico HANNAH, “a benéfica”.

Por características do personagem do livro, esse nome passou a ter o significado de “pessoa exageradamente otimista”.

Origem Da Palavra