Palavra vicejar

Etimologia + declaração de amor

Palavras: Tássia , vicejar , Zani , Zanini

Olá! Amo etimologia e essa página alegra meu coração. Muito obrigada! Aliás, também pelas histórias, costuras de palavras tão bem feitas. “Mochila” me fez lembrar de uma piada que meu professor de português do colegial contava para lembrarmos de não cometer o erro comum de concordar “meio” com palavras no feminino – Joãozinho gostava de fazer bolas de meia para brincar e um dia perguntou para a professora: “Dona Odete, quando a senhora tiver meia velha, a senhora dá pra mim?”. Como Dona Odete não sabia do contexto e levou um baita susto, Joãozinho acabou no castigo. Infâmia posta, vamos às perguntas etimológicas:
1) Vicejar (um dos meus verbos favoritos) – tem a ver com vitium?
2) Minha graça: Tássia (já encontrei analogias com diversas variações)
3) Na onda, já emendo o nom: Zanini – sei que essa questão não caberia, mas já encontrei referências (por ser italiano) ao diminutivo de Giovanni (João). Faz sentido?
Grazie mille!

Resposta:

Joãozinho pagou por não saber bem o seu idioma. Divertido.

Ficamos contentes por lhe trazer alegria.

a. Do Latim VITIUM. Esta, por via culta, gerou “vício” em nosso idioma. Já por via popular, através de um significado de “grandeza, esplendor”, deu em “viço, vicejar”.

b. Dizem que vem de um encurtamento de ANASTÁCIA, do Grego ANASTASIOS, “ressurreição”, de ANÁ, “acima”, mais HISTEMÍ, “estar parado”. Dado aos pagãos conversos porque renasciam para a nova vida.

c. Sim. Giovanni – Gianni – Zani – Zanini.

Origem Da Palavra