Agradecimento e pequena contribuição

Claro, as vicissitudes! Desculpem minha pressa, quero jamais ofender um dos poucos sites que tratam de tão relevante estudo. Ainda sou da visão de que a falta da etimologia na grade curricular do ensino FUNDAMENTAL e médio viabiliza a incompetência de grande parte deste povo brasiliense em interpretar uma simples frase – por essas e outras que alguns andam “literalmente se matando” com a língua!

Quis ajudar este extenuante projeto em algo. Fiz uma pesquisa a fundo e creio que descobri a origem da carragem e ainda consegui uma inclusão aos -ítos. Aqui vai a síntese (tomara que seja útil):

Procurei a etimologia da palavra em inglês, “carrageen”, e encontrei no dicionário Oxford que ela vem do irlandês “carraigín”. Fui então até um dicionário irlandês (disponível no site teanglann.ie) e descobri que a palavra tem radical “CARRAIG” – rocha terrestre ou marinha. Portanto, como a alga cresce sobre a rocha marinha, meu faro de principiante diz que o sufixo -em tem significado em comum com o de “ferrugem”…

E caros mestres, permitam-me uma adição à definição de Criptozoíto/merozoíto: os sufixos -ite, -ito (gr. -ιτης, sufixo usado em Biologia para formar nomes de realidades anatômicas
e citológicas elementares ou de pequenas dimensões) – essas terminações específicas da biologia estão reunidas no “Manual de Galego Científico”, que descobri hoje enquanto pesquisava sobre o ágal (o livro é da editora AGAL). Recorrer ao galego, vejam só! Tenho certeza que vi a esposa dele andando por aí nas festinhas da sexta passada. Se ele descobre…

Trato essas riquezas – casuísticas descobertas úteis (o livro citado, este sítio) como sinal das bençãos calvinistas.

Muito obrigado pela luz!

Resposta:

Muito agradecidos pela brilhante pesquisa e contribuição para nosso modesto site.

Estamos enganados ou você é a mesma pessoa que disse ser vestibulando para Medicina?

Seus conhecimentos e modo de escrever escorreito e lúcido são os de uma pessoa que há muito tempo ultrapassou essa fase.

Se estiver por fazer esse exame, encontra-se muito bem preparado na área.

Origem Da Palavra