Étimo da palavra GAZETA

Palavras: gazear , gazeta , gazetear

Verifiquei na lista de palavras (para não passar vergonha e gerar retrabalho) e não encontrei a palavra “gazeta”, tão utilizada por jornais e periódicos em vários idiomas.

Qual o étimo dessa palavra e (de quebra gostaria de saber) se existe alguma relação entre a aplicação desta por jornais e o sentido de gazetear (gazear, vadiar)?

Sou visitante do vosso site desde que o fundo era majoritariamente marrom. Mudou DEMAIS mas contínua MARAVILHOSO. (Acho incrível como vcs fizeram um site tão maravilhoso com o único objetivo de propagar o conhecimento sobre etimologia e sem fim lucrativo algum.)
Meus mais cordiais abraços!

Resposta:

Graças a você, essa palavra agora entra em nossa Lista.

Ela vem do Italiano GAZZETTA, uma moeda veneziana de pouco valor. Seu nome foi transferido a publicações periódicas com anúncios ou informações diversas, que custavam uma dessas moedas. E o nome desta viria do Grego bizantino GAZA, “tesouro”.

Naturalmente, há outras hipóteses, mas esta é tida como a melhor.

Quanto a gazear, viria de um sentido onomatopaico imitando o chilrear dos pássaros. Quando um aluno gazeava/gazeteava, cantava satisfeito como um passarinho. O verbo ganhou duas letras por semelhança com gazeta.

Pelo menos é o que nos diz Silveira Bueno.

Então temos aqui um veterano visitante de outras épocas. Agradecemos as suas gentis palavras.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!