muitos assuntos

Palavras: Hypnos , Morfeu

Já dei umas boas risadas ao pegar as respostas vindas depois do auto exílio. O calor deu preguiça de escrever mais sobre Botânica? Que tal a sensação térmica de aprox. 50 graus centígrados? Só o que nos consola aqui é o mar mais azul e tudo mais brilhante e bonito como só o Rio de Janeiro, dá licença.
A folha do plátano, que há muito deixou de ter amizade com a bananeira, está na bandeira do Canadá. Nos labirintos sob a terra, como tatus, onde se olha lá está a folha vermelha sobre fundo branco. E existe o xarope, o tal syrup, que deve ser dali. Isso pq há folhas de plátano tb nos rótulos do mel vegetal. Eu trouxe uns brochinhos apenas com a folha. Nos Estados Unidos tem a bandeira lá deles pra todo lado, mas a do Canadá, assim como tudo lá, é muito mais simpática por ser, vamos dizer assim, Natureza. É um dos maiores países do mundo , com Rússia, Brasil e Estados Unidos. Mesmo sendo de grande extenção a população é relativamente pequena. Gente educada, bonita, cheirosa. Tendo um formato horizontal em relação aos polos, o Leste é bem diferente do Oeste em tudo.
Gostaria de comentar o que acho interessante nas perguntas e respostas, mas iria me alongar. Vim para perguntar pq essa história de “dormir nos braços de Morfeu”, se o dito cujo nada tem a ver com SONO. Sua Etimologia e tb da palavra Hipnus. Bogada!

Resposta:

Não houve exílio, houve que o site precisou ir para a oficina. E por pouco não foi perdido inteirinho.

O Canadá é um país notável.

Ahá, você diz coisas só para nos deixar curiosos, não? Agora vai ter que falar.

O nome desse deus grego  se diz ter base em MORPHÉ, “forma”, pois ele tinha a capacidade de se transformar numa cópia idêntica de qualquer homem e porque dava forma aos sonhos. Mas talvez se trate de etimologia popular, embora com razoável relação com a lenda.

Ela é o deus dos sonhos. Sua relação com sono é que ele era filho de HYPNOS, o Sono (não HIPNUS). Este tinha a fama de ser um grande preguiçoso, pois estava quase sempre dormindo. O nome deste vem de uma fonte Indo-Europeia SWEP-, “aquietar-se, dormir”.

A mãe de Morfeu era Pasiphae, que regia o relaxamento e as alucinações. Seu tio era THANATOS, a Morte. Sua avó era NYX, a Noite.

Família noturna, essa.

sono vem do Latim somnus, “sono” mesmo.

 

Origem Da Palavra