Oi, eu quero agradecê-los pelos tantos e tão bons ensinamentos fornecidos… falando sério!

Palavras: gato , jack , mono

Têm coisas que eu aprendi por aqui que me ensinaram de formas completamente diferentes ou contrárias nas escolas, o que mostra que a internet é bem útil para aqueles que realmente se interessarem!

Aliás, achei joinha saber de onde vieram mestre e doutor… por aqui no Brasil, a maior parte do povo chama qualquer professor de mestre e qualquer advogado, engenheiro ou médico de doutor; sendo que mestre é qualquer um com mestrado e doutor é qualquer um com doutorado!

Aproveitando o embalo, qual a etimologia de jack (macaco de carro em inglês, com inicial minúscula mesmo…)? Já encontrei monkey e ape (respectivamente, macaco com cauda e macaco sem cauda em inglês também) lá na Lista de Palavras! Sabem também a etimologia de mono (macaco com ou sem cauda em espanhol)? E gato (macaco de carro em espanhol também), tem a ver com o felino homônimo em termos de etimologia?

E bem, por hora, é isso aí mesmo!

Resposta:

a. Do Inglês medieval JAKKE, usado para designar qualquer homem, especialmente de condição social inferior, uma variante  de JANKIN, um diminutivo de JOHN, “João”. Também usado para designar diversos tipos de aparelhos.

b. Do Árabe MAYMUN, inicialmente “de bom augúrio, afortunado”, por antífrase aplicado aos macacos e mandris, que eram tidos como animais de mau augúrio.

c. Do Latim CATTUS, “gato”, embora com origem discutida.

Note que etimologia se usa em relação a palavras em si; a função que se aplica a elas não faz parte da matéria.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!