Origem da palavra

Quando acaba o hidrogênio, combustível que mantém uma estrela, o Hélio produzido pela fusão nuclear também sofre fusão nuclear e se converte em carbono. Se a estrela não for de grande magnitude ela morre, se expandido como uma gigante vermelha e depois de aproximadamente 100 mil anos ela colapsa como anã branca e depois de alguns milhares de anos ela desaparece definitivamente Tornando-se uma anã negra. Issa vai ser a morte do nosso Sol daqui a 5 bilhões de anos. Se a estrela tiver massa maior ou igua a 7 vezes a do Sol, ela explode como SUPERNOVA (Tem-se uma supernova a cada 100 mil anos em cada galáxia). O produdo final será uma estrela de nêutrons ou buraco negro, conforme prevê a teoria da relatividade geral de Einstein.
Qual a rigem das palavras: Hidrogênio, Hélio, Carbono, Galáxia e supernova?

Resposta:

 Você tocou numa área que nos atrai especialmente e que nos últimos anos tem brindado a comunidade científica com descobertas maravilhosas.

1) Do Grego HYDOR, “água”, mais GENOS, “nascimento”, pois ele produz água quando exposto ao oxigênio.

2) Do G. HELIOS, “sol”, pois esse elemento foi descoberto no espectro solar durante um eclipse em 1868.

3) Do L. CARBO, “carvão”, constituído por este elemento.

4) Do G. GALAXIAS KYKLOS, o “círculo de leite” formado por estrelas que parecia rodear nosso planeta. De GALAS, “leite”.

5) Do L. NOVA, “nova”, usado a partir de 1877 para designar uma estrela previamente não visível naquele local, mais SUPER, “acima, além”.

Origem Da Palavra