Origem de uma palavra

Olá! Sou fã do site e o tenho indicado sempre aos meus alunos. Minha mãe, semianalfabeta e oriunda do interior de Minas Gerais, vivendo lá pelo, também, interior de Goiás, onde nasci e cresci, costumava usar algumas palavras e expressões bastante engraçadas, que até pouco tempo eu achava que fora por ela inventadas, mas para minha surpresa estão presentes no dicionário.
Por gentileza, poderia me dizer a origem dessas palavras usadas pela minha mãe:
“Madorna”; “macuco”, “cacunda”, “desenxabido”, “xanguana”, “enchuvaiada” e “esturde”.?

Resposta:

Certamente sua mãe tem orgulho da filha que tem, dê nossos parabéns a ela.

Um de nós aqui já morou em Goiás, na época em que os dinossauros vagavam sobre a Terra. E conheceu palavras de uso local, como “escândio” por “escândalo”.

As palavras que v. cita não são exatamente palavras diferentes, são apenas resultado de alterações na pronúncia.

a. Alteração de modorra, do Espanhol modorro, uma doença que aflige os ovinos, afetando-lhes o cérebro e deixando-os sonolentos e letárgicos.

b. Do Tupi MOCOICO-ERÊ, o nome da ave entre eles.

c. Alteração de corcunda, possivelmente relacionado a “corcova”.

d. Vem de “enxabido”, com o prefixo “des-” de reforço.  E esta vem do Latim INSAPIDUS, do Latim clássico INSIPIDUS, “sem sabor, sem gosto”, de IN-, negativo, mais SAPIDUS, “o que tem sabor”, de SAPOR, “sabor, gosto”.

Mas essa palavra é de uso comum e corrente em nosso idioma.

e. Nada encontramos sobre esta.

f. Parece ser uma alteração de enxovalhada, particípio de enxovalhar. Alguns atribuem sua origem a enxovia, “prisão”, do Árabe ax-xaiuia, “prisão, cárcere”. Mas não há certeza.

g. Não descobrimos.

Pelo visto você não conhece nossa regra de responder só um máximo de 6 palavras por dia. Como é sua estreia nas perguntas, hoje ficamos assim.

Origem Da Palavra