Pergunta #1109

Boa tarde, Prof.!
A Saudade bateu forte hoje! Há dias preciso daquelas doses e o trabalho me impediu de ser assídua ao “tratamento”… Vejo que a IEU está “lucrando” muito por aqui… quantos livros será que conseguiremos adquirir para 2006? Nossa biblioteca terá “folhas novas” pra folia da passagem de ano? O dízimo está em alta!!! Precisamos de mais adeptos…
Preciso de sua ajuda, Prof.! Estou super desnutrida devido aos dias que fiquei sem a medicação diária! Hoje, as palavras são: atender, identificar, intervir, registrar, estabilizar, particularidade, desmistificar, disciplinar, orientação. Ufa! depois disso eu não terei mais “surtos”!!! rs… Muito agradecida!

Resposta:

Delicadeza:

Sempre se pode contar com você para uma pergunta por atacado!
Você precisa conseguir um atestado médico para trabalhar menos e poder tomar as suas doses diariamente. Fale com a Dra. Patty.
Nem fale em folhas novas que eu me assanho todo. Folhas com sabor chocolate, panetone, nozes… Chlép!

“Atender” vem do Latim ATTENDERE, “dar atenção, consideração a”, de AD-, “a, para”, mais TENDERE, “estender, estirar”. Literalmente era “esticar para”. A noção era a de se estender a mente para alguma coisa.

“Identificar”: do Latim IDENTICUS, “igual”, mais FACERE, “fazer”. Se eu comparo uma coisa com outra conhecida e a acho igual, eu acabo de identificá-la.

“Intervir”: do Latim INTERVENIRE, “intrometer-se, estar entre duas partes”, de INTER-, “entre”, mais VENIRE, “vir”.

“Registrar”: do Latim REGESTA, “registro, listagem, rol”, que veio de REGERERE, “repor, copiar, mudar de lugar”, de GERERE, “levar, trazer consigo, criar, fazer”.

“Estabilizar”: do Latim STARE, “ficar parado, ficar em pé”.

“Particularidade”: do Latim PARS, “parte”, cujo diminutivo é PARTICULA. E isso vem do Indo-Europeu PER-, “proporcionar, dar”. PARTICULARIS tomou o sentido de “privado, próprio” em oposição a UNIVERSALIS.

“Desmistificar”: do Latim DES-, negativo, mais MISTICUS, “relativo aos mistérios”. Vem do Grego MYSTIKÓS, “o que pratica os mistérios”, do verbo MÝEIN, “fechar”, pois o iniciado tinha que agir como se tivesse os olhos fechados ao aprender certas coisas.

“Disciplinar”: do Latim DISCIPULUS, “aluno, estudante”, do verbo SCIRE, “aprender”.

“Orientação”: de “oriente”, que vem do Latim ORIRI, “nascer”. “Oriente” queria dizer exatamente “nascente”. Em Roma se dizia SOLE ORIENTE para “sol nascente”.
Se você sabe onde fica um dos pontos cardeais, você pode se orientar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!