Pergunta #11720

Veja na pergunta 11693.
(E veja que sou homem, hehe.)

Perdoe se me expressei mal, o que eu quis dizer é que “Dandi” foi mencionado como diminutivo de Edward, e “Dandy” como apelido também de Edward. O que quis dizer nessa pequena enrolação é se a diferença entre apelido e diminutivo é relevante ou mero coloquialismo.

E na resposta: “Desses nomes que v. cita, EDWARD e EDMUND são de origem anglo-saxã e os outros dois vem do Grego, através do uso na Bíblia.”
Quais outros 2? Theodore e?

Eu fiz essas perguntas para entender a antiga tribo urbana dos Teddy Boys, cujo nome viria por usarem trajes pseudo-eduardianos – Rei Edward VII.
Obrigado pelas respostas.

Resposta:

Como se vê, nossa resposta estava cheia de enganos: confundimos seu gênero, enxergamos dois nomes bíblicos onde havia só um…
Cansaço do material por certo, acho que em breve vou passar para melhor e deixar o site nas mão de gente interessada como você e alguns outros.

Bem, se apareceu DANDI assim solto num texto, foi erro de digitação. Imagina se eu não fizesse a revisão do que escrevi, já que solto barbaridades assim.

Sua pergunta é relevante. Apelido e diminutivo não são a mesma coisa.
Mas um diminutivo pode ser usado como apelido (“Antoninho, vem cá!”), palavra que vem do Latim APELLARE, “chamar”.
Há uma certa tendência a usá-los como apelidos.
A diferença tem significado, sim, pois designa sentidos e formação diferentes, embora muitas palavras possam se enquadrar nas duas categorias.

A tribo a que v. se refere se distinguia, nos 1950s, por comportamento anti-social e costumes estranhos.

Origem Da Palavra