Pergunta #2167

Sua bênção, aclamado!

Ah, agora entendi a origem de puerilidade. vem de “puella”. Acertei?
Mas não errei longe citando as crianças…

Ei prof, essa Tânia merece uns tabefes, vou fazê-la digerir um livro de português. Ela nem bem retorna e já fica incomodando!

Poderia hoje ajudar-me com “áster” e “escrúpulo”?

Por acaso o senhor tem algo aí sobre “Benoni”, esta é uma deformação de Ben-Oni, que significa filho da minha dor.
Posso ainda adentrar-me em mais uma pergunta? “Reparação”. Quando eu era pequena (não faz muito tempo ), meus pais me levaram à Igreja e estava escrito numa das paredes: “AMOR E REPARAÇÃO”. Então questionei minha mãe: “Mãe, porque temos que reparar nos outros?” Atrapalhei o silêncio que exalava no lugar… desde aquela época…

Resposta:

Patty:

Abençoada sejas, inquieta filha.

Quase acertou. “Puerilidade” vem de PUER, “menino”.

Pobre Tânia, não seja impaciente assim. Melhor ensinar do que dar tabefes.

“Áster” é um gênero de flores que recebeu esse nome em 1706, devido à sua simetria radiada. A palavra vem do Latim ASTER, “estrela, astro”.

“Escrúpulo” é do Latim SCRUPULUS, “incômodo de consciência, ansiedade, preocupação”, literalmente “pedrinha”, um diminutivo de SCRUPUS, “pedra com bordas cortantes”. A idéia é comparar um peso na consciência com uma pedra no sapato.

Benoni foi o último filho de Raquel que, ao morrer do parto lhe deu esse nome. Mas Jacó, o pai, o mudou para “Benjamim”, “filho da minha mão direita, filho da fortuna”.
Sendo o último dos doze filhos, daí vem o hábito de chamar o mais novo de uma família ou organização de “o benjamim”.

“Reparação” vem do Latim REPARATIO, “ato de restaurar, de arrumar”, de REPARARE, “restabelecer”, formado por RE-, “de novo”, mais PARARE, “preparar, aprontar, aprestar”.

Quer dizer que desde cedo a mocinha causava confusão nos lugares mais impróprios, é?

Origem Da Palavra