Pergunta #2204

Caraca professor, bom dia
Concordo plenamente com a mulher do Agostinho, a gente fica um tempinho sem visitar o site e tem um monte de questões novas.
Aproveitando minha visita, gostaria de saber da expressão ahahaha- ” assim assado”.
Fui brincar de boy ontem, e tive que ir ao banco, ai tinha um senhor explicando ao um guri, e ele so falava “assim assado”.
Lembrei que fazia tempo que nao lhe visitava e aproveitei e questionei-o. ahahaha.
Tambem gostaria de saber da palavra “carcamano” na novela fala muito, alias minha prima que perguntou o sobrenome da familia por parte de vo, os Vasconcelos. Familia reunida ahahahah
Abraços professor

Resposta:

Daniel, ovelha tresmalhada:

Para os “habitués” que passam muito tempo sem aparecer, acho que vou estabelecer um tema: fazer um resumo das perguntas e respostas que surgiram nesse tempo, escrever direitinho em papel Canson de várias cores e enviar pelo correio para nossa sede.
Não parece uma idéia boa? Para mim, pelo menos.

“Assim e assado” é um clichê, uma expressão que não diz coisa alguma e que é usada para um cérebro preguiçoso ou pouco habituado ao trabalho ganhar algum tempo para ordenar os pensamentos. É uma junção de palavras que segue apenas a semelhança de sons.

“Carcamano” é complicado. Vem do castelhano pratense CARCAMÁN, “pessoa de pouco mérito e muita pretensão”, “indivíduo de ascendência italiana” (este é o uso mais generalizado aqui no Brasil).
E essa palavra vem do Espanhol CARCAMAL, “velho queixoso”.
E esta vem de CÁRCAMO ou CÁRCAVO, uma parte do moinho ligada ao girar do seu eixo, que chia como um velho resmungão.
E esta vem do Latim CONCAVARE, “cavar, sulcar”.
Uff!

É um prazer receber a sua turma nos consultando. Mande mais!

Origem Da Palavra