Pergunta #2560

Bigada pela resposta, e tenho um ultimo talvez antes de partir. “Quando eu morrer, me enterre na Lapinha…”
Primeiro, tenho cá pra mim se me permite, que Bruna é morena, amarronzada, sim. Brunet, brown, burned. Em italiano o adjetivo bruno quer dizer moreno.Torrou.Na mosca!
Tem umas coisas na língua que fogem da lógica tão apreciável.Como dizer pois não e não pois sim ao POR FAVOR.Outra:sempre tive implicância com o uso da palavra INATO. Não se usa como contrário de NATO, mas sim com seu significado; usa-se como aquilo que vem conosco.Devia ser nato e não inato, assim como devia ser inapto e não inepto aquele que não tem habilidades.Donde vem isso,qual o origem dessas, please?
Vou me mudar pela enésima vez, e como cada duas mudanças correspondem a um incêndio, acho que o seguro devia me pagar. Ou eu devo ser cigana, caramujo, índia…
Ah,e como está Belo Horizonte, bonito sol como aqui?

Resposta:

Ana.Maria:

Permito discordar (bonzinho eu!), mas lidei com fontes bastante boas. Eu achava o mesmo que você.

Você se invocou com alguns dos IDIOTISMOS de nosso idioma. Quem achar que isso é desaforo, deve ler “X-8, o Detetive Etimológico”, numa das primeiras edições, intitulada “Idiota”.
Mas desde já adianto que essa palavra se refere a construções próprias (IDIOS, em Grego) de uma língua, que não podem ser traduzidas diretamente para outra.
Assim, nosso “pois não” quer dizer “sim”, e nosso “pois sim” é um “não” enfático.

“Inato” e “nato”, estranhamente, são sinônimos.
Quem entende da estrutura do idioma acha isso esquisito, mas se acalma ao descobrir as origens: a primeira veio do Latim INNATUS, “nascido em, natural de, congênito”, formado de IN-, “em” (aqui não é partícula negativa, daí a sua dúvida) mais NATUS, de NASCI, “nascer”. Fazia parte do verbo INNASCI, “nascer em determinado lugar”.
E “nato” evidentemente vem do verbo NASCI, “nascer” com sentido mais geral.

“Inapto” vem do Latim INEPTUS, “inapropriado, que não serve”, formado por IN-, “não”, mais APTUS, particípio passado de APERE, “atar, unir”.
“Inepto” também vem de INEPTUS.
Na verdade poderíamos passar sem uma dessas duas palavras, pois o sentido é o mesmo: o que não serve, que não tem capacidade, que não tem talento.

Em Belzonte o tempo está bom. Dá para saber lendo qualquer site meteorológico.

Origem Da Palavra