Pergunta #3081

Professor, dou-me por satisfeito com a explicação sobre o meu nome e, ao contrário daquele que o originou, não ficarei pegando no seu pé. Só fiquei com uma dúvida que gostaria de esclarer aqui, na presença de todos: por que em algumas respostas você dá uma verdadeira aula de história sobre a origem da palavra e em outras você se limita a respondê-la de forma curta? Fiquei com essa impressão à medida que lhe perguntava sobre a origem do meu nome. A cada nova resposta sua, eu aprendia um tanto de coisa a mais! Aposto que se perguntar novamente sobre a origem do meu nome, receberei outra explicação fantástica! Gostaria de saber o que é preciso fazer para receber sempre esse tipo de explicação, completa e fascinante!

Voltando à minha humilde posição de lavador de carros que almeja um dia atravessar os umbrais sagrados do diaconato, pergunto-lhe sobre a origem das seguintes palavras:

1) Hipócrita
2) Verdade
3) Fátuo
4) Simples

Antes que eu me esqueça! Agradeço pelo pre-fi-xo da resposta anterior! Estou anotando todos aqui para não ficar perguntando sobre eles toda hora!

Resposta:

Tiago:

Às vezes, confesso, tenho preguicinha ou estou dando uma resposta mais curta porque meu tempo está escasso.
Em muitas outras, porém, não há grande resposta a dar, como no seu caso 2) de hoje.
E também ocorre que às vezes preciso usar uma fonte brasileira mesmo para dar a resposta, e elas se caracterizam por serem insossas. É por isso que sempre que posso faço a pesquisa em outros idiomas.

Condescendo em responder ao meu humilde consulente:

1) Do Grego HYPOKRITÉS, “ator”, do verbo HYPOKRINESTHAI, “atuar, fingir, passar-se por”, formado por HYPO-, “sob”, mais KRINEIN, “peneirar, separar, decidir”.
O sentido passou de “separar gradualmente” para “responder a outro ator numa peça” e depois para “fingir”.

2) De VERITAS, “verdade”, de VERUS, “real, verdadeiro”.

3) De FATUUS, “insosso, vão”.

4) DE SIMPLUS, “unico, singular”, do Indo-Europeu SEM-, “um”, “junto”, que deu em Latim SEMPRE, “sempre”, literalmente “de uma vez por todas”.

Origem Da Palavra