Pergunta #3101

Ofereço meu apoio incondicional à decisão de se proibir fotos de marmanjos no fórum! Afinal, você quer atrair mais pessoas para o consultório ou não?

As palavras de hoje são:

1) Cânone
2) Dogma
3) Igreja
4) Evangelho

Como elas se referem a um mesmo tema, não sei se já foi publicado algo sobre isso que poderia conter a origem de todas elas. Procurei no livrinho “Assunto da edição” e “Conversas com o meu avô” e não encontrei nenhuma publicação que parecesse tratar desse assunto. Se eu estiver errado, corrija-me por favor.

Antes de me despedir, gostaria de saber a sua opinião sobre um outro assunto. Você conhece o escritor Deonísio da Silva, que possui uma coluna semanal sobre etimologia na revista Caras? Em caso afirmativo, o que poderia me dizer sobre ele? Em caso negativo, poderá conhecê-lo por meio do site www.deonisio.com.br
Pode ficar tranqüilo que no site dele não há consultas etimológicas e, portanto, ele não representará uma ameaça ao seu domínio etimológico virtual. Até!

Resposta:

Tiago:

O Conselho da nossa Cúria, formado por machos, concorda. Daqui por diante, foto só de muié, que home não tá com nada.

Finalmente chegou o dia em que se pode dizer que suas palavras vêm do Grego. Claro que passaram pelo Latim, mas já é alguma coisa.

1) De KANON, “regra”, possivelmente de KANNA, “caniço”. Adquiriu o sentido eclesiástico de “regra da Igreja”.
“Canonizar” quer dizer “colocar no cânone, no calendário dos santos”.
Será que aceitam traças lá?

2) De DOGMA, “opinião, princípio”, literalmente “o que se pensa ser verdade”, de DOKEIN, “parecer bom, pensar”.

3) De EKKLESIA, “reunião, assembléia na antiga Atenas”, do verbo EKKALEIN, “chamar, convocar”.

4) Do verbo EVANGELIZESTHAI, “trazer boas novas”, formado por EV-, “bom”, mais ANGELLEIN, “anunciar”, de ANGELOS, “mensageiro”.

Conheço esse autor pela sua coluna nessa revista. Reservo minha opinião.
Não há o que temer.

Origem Da Palavra