Pergunta #3122

Já que o assunto de candidatura está em alta, vejam só a bela explicação que encontrei sobre o termo “candidato” no “Dicionário da origem e da evolução das palavras” (previamente citado por mim e, na ocasião, alvo de subornos impensáveis e planos furtivos):

Candidato: do Latim CANDIDATUS. Um costume romano exigia que os aspirantes aos mais altos cargos eletivos se apresentassem, nos dias das eleições, com vestimenta branca, CÂNDIDA, e sem túnica, a fim de que os cidadãos pudessem ver melhor as cicatrizes dos ferimentos recebidos nos combates, pela glória da pátria. Simbolizava, ainda, a roupa branca, a lisura e honestidade de propósitos que animavam aqueles postulantes à função pública.”

Professor, confirma a história acima? Se tiver aprovado posso colocar explicações interessantes sobre outras palavras que anotei quando estive com o dicionário em minhas mãos.

Não posso perder a oportunidade de perguntar a origem de algumas palavras:

1) Ilusão
2) Deleitar
3) Sentido
4) Isolar

Abraço e boa noite!

Resposta:

Tiago:

Ora, que bela e oportuna etimologia você nos trouxe.
Está certo, sim; CANDIDATUS queria dizer “aquele que se veste de branco”. Parece-me que a história das cicatrizes está um pouco romântica demais. Há quem diga que os inimigos do candidato atiravam tudo que era lixo nas suas vestes para mostrar que o povo não gostava dele.
CANDIDUS significava, além de “branco brilhante” (o branco mais baço era dito ALBUS), também “puro, sincero”, uma metáfora evidente.
Era relacionado com CANDERE, “brilhar, reluzir”, do Indo-Europeu KAND-, “brilhar”.

Está liberado para histórias interessantes assim. E para trabalhar em meu lugar quando me bater a preguiça.

1) De ILLUSIO, “deboche, brincadeira, ironia”, do verbo ILLUDERE, “debochar de”, literalmente “brincar com”, formado por IN, “em”, mais LUDERE, “brincar”.

2) De DELECTARE, “agradar, deliciar”, relacionado ao verbo DELICERE “provocar”.

3) De SENSUS, “percepção, sentimento, significado, empreendimento”, de SENTIRE, “perceber, sentir, saber”. É uso figurado do sentido literal “encontrar o seu caminho”, do Indo-Europeu SENT-, “ir”.

Origem Da Palavra